Variedades Regionais
As maçãs, peros e peras, principalmente de variedades regionais, são a matéria-prima que permite obter uma Sidra de qualidade e de caraterísticas únicas, na ilha da Madeira.
Apesar da tradição secular de se plantarem macieiras, pereiros e pereiras, para a obtenção de frutos frescos usados no fabrico desta refrescante bebida, os pomares foram sendo abandonados e as produções diminuíram. Com um esforço conjunto da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, de produtores/as e outras entidades, está a renovar-se o cultivo de variedades rústicas e antigas, para se continuarem a obter:
Maçãs - os frutos achatados, providos duma polpa mais fina e de sabor mais agradável;
Peros - os pomos com a forma de um punho fechado;
Peras - os frutos provenientes das pereiras.
11 variedades tradicionais inscritas no “Catálogo Nacional de Variedades - Fruteiras (2016)”
2 de Maçãs, 8 de Peros e 1 de Pera
Esta certificação assegura “a proteção e preservação de um riquíssimo património genético vegetal regional e, em paralelo, a criação de condições ao incremento da sua produção, bem como ao desenvolvimento de circuitos comerciais para as variedades tradicionais madeirenses”.
É por isso importante, dar a conhecer este património genético, que contribui para a agrodiversidade da Região, e que tem valor histórico, etnográfico, agronómico e económico.
Maçã Barral
Maçã Cara de Dama
Pero Branco
Pero Calhau
Pero da Festa
Pero da Ponta do Pargo
Pero Domingos
Pero Focinho de Rato
Pero Vime
Pera Tenra de São Jorge
Pero Bico de Melro
Outras Variedades
As missões de campo realizadas por toda a região, permitiram inventariar mais de 150 formas cultivadas de maçãs e peros
Maçã Espelho
Maçã Fuji
Maçã Granny Smith
Maçã Kissabel
Maçã Mutzu
Maçã Reineta Parda
Maçã Reineta Tenra da Camacha
Maçã Royal gala
Pero Azedo
Pero Balofo
Pero Banana
Pero Calhau do Santo
Pero da Venezuela
Pero do Porto Santo
Pero Doce
Pero Rajado
Pero Rocha da Silva
Pero Santa Isabel
Pera do Santo
Pero da Serra
Pero do Coração
Pero do Monte
Pero dos Canhas
Pero Marmelo
Pero Pevide
Pero Riscado
Pero Rosado
Pero São João
Pero Silvestre
Pero Velho
Pero Vermelho
Maçã Espelho
Maçã Fuji
Maçã Granny Smith
Maçã Kissabel
Maçã Mutzu
Localização destes fornecedores
Conheça os fornecedores de materiais de propagação de macieiras / pereiros
Encomende já os seus exemplares e/ou esclareça todas as suas dúvidas, através dos contatos disponibilizados.
Consulte aqui a informação legal:
Relativa à "Sidra da Madeira-IGP" e conheça as condições de acesso à prestação de serviços das Sidrarias da Madeira (SIDRAM):
Caderno de Especificações SIDRA DA MADEIRA IGP
Define as regras de produção e rotulagem da Sidra da Madeira.
Decreto Legislativo Regional nº 26/2023/M
Primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional nº 7/2020/M.
Decreto Legislativo Regional nº 7/2020/M
Define e carateriza a sidra, o vinagre de sidra e o vinagre de maçã produzidos na RAM e as regras para a sua comercialização.
Extrato de Registo da Denominação de Origem Protegida e Indicação Geográfica Protegida
Extrato de Registo da Denominação de Origem Protegida e Indicação Geográfica Protegida estabelecidas no artigo 11º do Regulamento (UE) n.º 1151/2012.
Jornal Oficial da União Europeia - JOUE n.º C 156 (3 de maio 2023)
Relativo ao pedido de registo da denominação “SIDRA DA MADEIRA” como Indicação Geográfica Protegida (IGP), em conformidade com o artigo 50.º, n.º 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.º 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de dezembro, relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios.
Portaria nº 592/2022 (28 de setembro)
Aprova o Regulamento que estabelece as condições de funcionamento e de utilização das Sidrarias da Madeira (SIDRAM).
Regulamento de Execução (UE) n.º 2023/1652 da Comissão de 16 de agosto de 2023
Regulamento de Execução (UE) n.º 2023/1652 da Comissão de 16 de agosto de 2023 relativo à inscrição de uma denominação no registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas [“Sidra da Madeira” (IGP)].
Se está em fase de elaboração do(s) rótulo(s) da(s) sua(s) Sidra(s) e não sabe quais as informações obrigatórias e facultativas? Então deverá também consultar:
Decreto Legislativo Regional n.º 28/2021/M
Aprova o novo enquadramento da marca «Produto da Madeira» e reestrutura o sistema de gestão do seu uso.
Decreto-Lei nº 199/2008 (8 de outubro)
Transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2007/45/CE (EUR-Lex), do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de Setembro, que estabelece as regras relativas às quantidades nominais aplicáveis a produtos pré-embalados, estabelecendo gamas obrigatórias para vinhos e bebidas espirituosas.
Decreto-Lei nº 26/2016 (9 de junho)
Assegura a execução e garante o cumprimento, na ordem jurídica interna, das obrigações decorrentes do Regulamento (UE) n.º 1169/2011, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativo à prestação de informação aos consumidores dos géneros alimentícios, e do Regulamento de Execução (UE) n.º 1337/2013, da Comissão, de 13 de dezembro, no que respeita à indicação do país de origem ou do local de proveniência da carne fresca, refrigerada e congelada de suíno, de ovino, de caprino e de aves de capoeira, e transpõe a Diretiva n.º 2011/91/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de dezembro.
Portaria nº 154/2022
Estabelece as regras técnicas de reprodução da marca “Produto da Madeira”, bem como as condições aplicáveis às diferentes formas da sua utilização.
Regulamento (UE) nº 1169/2011
Regulamento (UE) nº 1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Outubro de 2011, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios, que altera os Regulamentos (CE) n. o 1924/2006 e (CE) n. o 1925/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho e revoga as Diretivas 87/250/CEE da Comissão, 90/496/CEE do Conselho, 1999/10/CE da Comissão, 2000/13/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, 2002/67/CE e 2008/5/CE da Comissão e o Regulamento (CE) n. o 608/2004 da Comissão Texto relevante para efeitos do EEE.
Símbolo Ponto Verde
Regras de Utilização da Marca em Embalagens.
Setor primário
- Acompanhe a par e passo, todas as novidades sobre os produtos fitofarmacêuticos homologados/ autorizados para a cultura da macieira/pereiro e pereira em: Sifito (dgav.pt)
- Saiba quais os apoios disponíveis em: https://proderam2020.madeira.gov.pt/candidaturas/avisos.html